1.1 – Criação do Serviço Integrado de Saúde Mental e Bem-Estar da UÉvora (SISMBE-UÉ)

1.1 – Criação do Serviço Integrado de Saúde Mental e Bem-Estar da UÉvora (SISMBE-UÉ)

O Serviço Integrado de Saúde Mental e Bem-Estar da Universidade de Évora (SISMBE_UÉ), criado pelo Despacho 124/2024, é uma estrutura integrada desenvolvida no âmbito do Vagar(Mente) com o objetivo de melhorar os serviços prestados ao nível da saúde mental e do bem-estar na Universidade de Évora.

O SISMBE_UÉ incorpora uma intervenção integrada e estruturada, cujo principal objetivo é promover o bem-estar psicológico dos estudantes da UÉvora, bem como de toda a academia, através de um modelo de Stepped Care, com recurso a várias estruturas da Universidade e entidades externas. Este Serviço possibilita a consolidação e o alargamento de mecanismos de apoio psicológico a estudantes, a promoção de abordagens de promoção da saúde mental e prevenção do risco, bem como o desenvolvimento de competências socioemocionais e a resiliência mental, a promoção de iniciativas de gestão do stress, o fortalecimento da articulação com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a promoção da literacia em saúde mental.

Este Serviço vai congregar as atividades do Vagar(Mente) sendo o seu pólo agregador e estruturante. Por exemplo, ao nível da resposta da intervenção psicológica, a UÉvora tem atualmente uma resposta assente na Divisão de Integração e Acompanhamento de Estudantes (DIAE) e no Serviço de Extensão à Comunidade em Psicologia (Sec-Psi), que se revela insuficiente face às necessidades da população de estudantes já identificadas. O SISMBE_UÉ vai permitir criar sinergias e a optimização dos recursos para que a resposta seja mais alargada e integrada.

O SISMBE_UÉ é uma estrutura em contínua evolução e abrangência que vai potenciar as intervenções para que a UÉvora
seja uma referência na promoção da saúde mental e do bem-estar de todos/as que a integram.

Poderá ver mais informação no Plano Estratégico.